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5 erros comuns que as empresas cometem na gestão de redes sociais

29 nov

Utilizar as redes sociais para alavancar as vendas e atrair mais clientes é uma atividade comum para as empresas atuais. Elas são ferramentas fundamentais para gerar um relacionamento entre a marca e o público-alvo, fazendo uso de uma comunicação mais “humanizada” e que tenha a capacidade de levar informações relevantes para o consumidor. 

Apesar das redes serem uma excelente forma de impulsionar uma marca ao sucesso, se mal geridas elas também oferecem êxito para o fracasso. Para evitar que isso aconteça, nós separamos cinco erros comuns que as organizações cometem nas redes sociais — confira a seguir:

Não interagir com o internauta

A interação faz com que o cliente se sinta importante e valorizado pela sua marca, e é de suma importância que você trabalhe um relacionamento mais humanizado e próximo do seu público — a linguagem utilizada deve ser definida a partir das características do seu estabelecimento.

Não responder aos comentários e reclamações é outro erro muito cometido; afinal, quem é que gosta de ficar no vácuo? Esse ato é capaz de transformar um cliente fiel em um usuário insatisfeito; e quanto mais prestativo você for em sua resposta, melhor será a imagem da sua empresa. 

Evite excluir comentários negativos, por mais que a tentação seja grande. Lembre-se sempre de responder a todos, e de maneira positiva e oportuna.

Linguagem

É preciso ter em mente que cada empresa, assim como cada mídia, possui uma cultura própria, e é necessário adaptar a linguagem de acordo com os serviços ofertados e o canal utilizado. 

Por exemplo, um escritório de advocacia deve manter um tom mais formal em sua comunicação; já uma loja de brinquedos pode ter uma linguagem mais descontraída. As mídias também merecem uma atenção especial: o Facebook tem propensão a aceitar textos mais longos e informativos, enquanto o Instagram redações mais curtas e diretas.

Planejamento

Esse é outro tópico que compromete os estabelecimentos. Postar por postar não adianta, você precisa ter um conteúdo atrativo que o seu público se identifique, e para isso é necessário entender qual tipo de post e qual a melhor frequência para atingir o cliente. Com isso, você ganhará maior relevância e, consequentemente, irá atingir melhores resultados.

Palavras-chaves

Incluir palavras-chaves em seus textos aumenta as chances de você ser encontrado nas redes sociais; porém, é preciso ser certeiro na escolha dessas e ter atenção para não colocar  apenas a redação e esquecer-se da otimização do mecanismo de pesquisa (como as #).

Uma boa dica é realizar um brainstorm com a sua equipe e fazer uma lista de tópicos que tenham relação e sejam relevantes para o seu negócio. A ferramenta SEMRush e Google Keyword Planner são úteis para encontrar palavras-chaves expressivas.

Monitoramento

O monitoramento das redes sociais é essencial para você mensurar o seu resultado e realizar possíveis melhorias. Com isso, você irá encontrar o público que realmente se interessa pelo trabalho oferecido. O Google Analytics é uma ótima ferramenta para monitorar seus resultados.

As dicas são extremamente úteis para melhorar a sua comunicação virtual. Lembre-se de segui-las. Nós separamos um outro conteúdo que pode ser do seu interesse: “O que faz um profissional de SDR?”. Clique aqui e confira. 

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