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Decisões de compras são ainda mais complexas do que imaginamos, diz o Google

14 set

Uma confusão. É assim que a equipe do Google que analisa o comportamento do consumidor nos meios digitais classifica o processo de decisão de compra. E não para por aí. A confusão está ficando cada vez maior, adianta a plataforma.

Um exemplo do comportamento confuso dos consumidores em sua jornada de compras pode ser avaliado pelas ferramentas de busca. Em diversos países a procura pelo termo “barato” foi substituída pelo termo “melhor”, que pode ter interpretações variadas, tanto de qualidade, performance e popularidade.

De acordo com o Google, a grande confusão acontece entre o gatilho e a decisão de compra. Isso porque este não é um processo linear e os consumidores têm acesso a inúmeras escolhas e informações ilimitadas. 

Neste ambiente, o comportamento é de exploração, com o acesso a informações, e avaliação, considerada uma atividade redutiva, em que o consumidor filtra as opções disponíveis. O trânsito entre estas duas atividades é repetitivo até que então seja tomada a decisão pela compra.

Ainda neste ciclo de avaliação e exploração por parte dos consumidores, o levantamento estudou 310 mil cenários de compras e indicou que ao menos seis fatores são determinantes para a decisão:

Análise de descoberta

Descrições e especificações-chave dos produtos ajudam na decisão de compra.

Poder do agora

Quanto menos a pessoa espera pelo produto, mais forte é a proposta.

Confirmação social

Avaliações com recomendações e comentários ajudam na tomada de decisão.

Escassez

Quanto mais rapidamente o produto se esgota no mercado, mais atrativo ele fica para os consumidores.

Autoridade

Fontes confiáveis e especialistas ajudam no convencimento.

Gratuito

Um presente gratuito com a compra é motivador.

E o papel do marketing no meio dessa confusão?

Para os consumidores, essa dinâmica confusa faz parte do processo natural de tomada de decisão e compra. O fundamental é oferecer informações necessárias além de confiança para que o consumidor escolha por seu produto ou serviço.

E para se destacar entre tanta informação, é importante se fazer presente no cotidiano do consumidor, oferecer propostas atraentes e contar com uma equipe integrada.

 

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1- https://zero.ppg.br/sua-empresa-esta-preparada-para-colocar-o-smarketing-em-pratica/ 

 

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