Siga nossas redes sociais

O que faz um Designer Gráfico?

05 nov

O Designer Gráfico é uma vertente do design visual, na qual o profissional apresenta soluções funcionais – e de apelo estético – através da comunicação visual aplicada à artes gráficas. Esse ramo é extremamente amplo, e dispõe de incontáveis técnicas para resolver os desafios que aparecem no dia a dia da comunicação. 

Por ser uma área muito abrangente, nós separamos algumas categorias da profissão para você entender melhor o papel de Designer Gráfico. Confira:

Criação de logotipo

Uma função extremamente comum na área, que quase todo profissional realiza, mas poucos são capazes de obter um resultado final majestoso.

Apesar de parecer uma tarefa simples, e que muitas vezes é menosprezada, a criação de uma logo bem feita exige estudo, planejamento e pesquisa para que os elementos e a idéia entrem em sincronia.

Ilustração

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todo designer sabe desenhar. Mas isso não impede que eles realizem ilustrações, já que podem recorrer a terceiros para auxiliar em seus esboços. 

Entretanto, existem diversos tipos de ilustrações, o que possibilita aos profissionais a chance de se especializar em um estilo diferente (feito diretamente em plataformas no computador, por exemplo), mesmo não dominando técnicas de desenho. 

Produção gráfica

Outra função muito tradicional na profissão, a produção gráfica envolve a criação de revistas, cartazes, jornais, catálogos, adesivos, banners, papelaria, entre outros materiais impressos. 

As plataformas mais utilizadas para realizar essas atividades são o Photoshop, Ilustrator e o InDesign. 

É importante que o conhecimento em tipos de papel, sangria e palheta de cores também sejam amplos. 

Identidade visual 

Após a marca ter sido criada, é necessário que toda a identidade visual seja planejada seguindo o conceito da logo: formas, cores e composições. 

A criação de uma identidade visual também engloba a criação de um manual da marca, ou como é chamado na profissão, manual de identidade visual. Este tem a utilidade de indicar as maneiras de aplicar a logo da empresa, quais tipografias, elementos gráficos e cores que podem ser utilizadas, por exemplo. 

Existem diversas outros ramos que um profissional da área pode seguir, como: animação, Stop Motion, modelagem 3D e Motion Graphics.

Nós parabenizamos todos os designers gráficos pelo seu dia e agradecemos por dividirem com a sociedade a criatividade de vocês. 

E aí, se interessou pela área e quer saber mais sobre o assunto? Aqui, em nosso Blog, nós compartilharemos mais informações sobre as jornadas dos profissionais que englobam uma agência de publicidade. 

Voltar

Compartilhe: