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Sua empresa está preparada para colocar o SMarketing em prática?

22 jun

Quem acompanha o movimento do mercado e as mudanças no comportamento do consumidor em sua decisão de compra já percebeu que o processo de captação de clientes e de convencimento não é mais tão simples. Você pode nem ter identificado ainda, mas isso também acontece no seu negócio, sabia?

Futuro próximo para alguns e um pouco mais distante para outros, a integração de setores é o caminho para se adequar à nova realidade do mercado. O objetivo é encontrar leads qualificados, oferecer a melhor experiência para o cliente e, consequentemente, aumentar as vendas.

É assim que surge o SMarketing. Expressão esquisita (e até feia), Sales + Marketing, do inglês, significa o alinhamento real de Marketing e Vendas. O conceito apresenta o ponto de vista de que os dois setores não devem atuar em separado. Pelo contrário: é fundamental que caminhem juntos!

Algumas situações do dia-a-dia de uma empresa representam bem a importância do SMarketing:

  • O marketing do seu negócio trabalha com objetivo de entregar leads para o time de vendas?
  • A equipe de vendas dá feedbacks para o marketing sobre como qualificar melhor os leads que chegam a sua empresa?
  • Os resultados apresentados pelo departamento de vendas foram conquistados a partir de oportunidades vindas da estratégia de marketing?

Em um cenário tão competitivo, é fundamental que o público tenha à disposição todos os elementos para a tomada de decisão de compra. Isso significa, principalmente, um processo completo, eficaz e informativo, que só é conquistado se houver integração em todo o processo.

Mas como o SMarketing funciona na prática?

O processo não é simples e demanda engajamento e planejamento. É importante que os papéis estejam claros e bem definidos. De maneira simples, o processo é o seguinte:

Marketing: atrai o potencial cliente, com o objetivo de torná-lo um lead qualificado com o fornecimento de informações relevantes sobre o produto ou serviço com a abordagem já estabelecida na estratégia que envolve o setor de vendas.

Vendas: uma vez que os leads são atraídos pela estratégia de marketing e identificados, é a vez da equipe de vendas entrar em ação se comunicando com esses leads com abordagens individuais e relevantes para suas reais necessidades, fazendo com que eles fechem o negócio.

O sucesso da estratégia de SMarketing, porém, exige um planejamento e alinhamento do time nas duas áreas. Isso envolve, inicialmente:

  • Criação de um SLA (uma espécie de acordo) entre os departamentos, com descrição detalhada de metas, expectativas, processos, informações relevantes e responsabilidades;
  • Definição de leads qualificados ou pré-qualificados, para então ser tomado o encaminhamento mais adequado;
  • Conhecimento profundo sobre o produto ou serviço e a marca;
  • Identificação das personas, ou seja, qual o perfil do cliente ideal e quais as suas dores, para então, apresentar a marca como a melhor opção para solucionar os problemas;
  • Compartilhamento do funil de vendas e jornada de compra dos clientes.

Assim, cada setor fica por dentro da atuação do outro e sabe em detalhes quem se pretende alcançar, com que abordagem e quais produtos/serviços oferecer (funcionalidades e diferenciais).

Pode não ser um processo fácil, mas investir no SMarketing traz resultados reais para a estratégia de captação e engajamento de leads. Com os processos internalizados, o fluxo de trabalho e de atendimento fica mais fluido, com maiores chances de sucesso na concretização do negócio. E é isso que toda empresa busca, não é mesmo?

Mas não para por aí. Por se tratar de um processo contínuo, ele precisa ser abastecido e reavaliado com frequência. Isso demanda a troca constante de informações entre os setores, análise de relatórios sobre captação e encaminhamento de leads, além da avaliação da estratégia. 

Na Zero, o SMarketing já é uma realidade!

Como uma agência que pensa no futuro e está atenta ao mercado, a Zero já trabalha com estratégias de SMarketing com seus clientes. O investimento na área é pesado e conta com a contratação de profissionais com experiência na área para se consolidar como uma agência especializada em Marketing e Vendas. 

As estratégias já contam com resultados inovadores e que estão revolucionando a captação de leads qualificados e fechamento de negócios de seus clientes.

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